PORTUGAL - Março 2016

Belzuz Advogados - Despacho internacional (Espanha e Portugal)
Vimos remeter-lhe a nossa newsletter mensal, com artigos jurídicos e legal updates, preparada pela equipa da BELZUZ ABOGADOS, S.L.P. - Sucursal em Portugal, na expectativa que seja do seu interesse e utilidade.

Caso deseje obter informação adicional sobre os temas abordados na newsletter ou sobre outra área ou setor de atividade, entre em contacto connosco através do seu contacto habitual na Belzuz Abogados ou através do e-mail lisboa@belzuz.com

Com os nossos melhores cumprimentos,

BELZUZ ABOGADOS, S.L.P. - Sucursal em Portugal

DPTO. DIREITO DOS SEGUROS

 

Em busca da conduta de mercado perdida: ASF prepara nova regulamentação dos princípios gerais a observar pelas empresas de seguros

 
Na sequência da revisão das matérias relativas à conduta de mercado das empresas de seguros através do novo regime jurídico de acesso e exercício da atividade seguradora (RJASR) pela Leu 147/2015, veio agora a ASF proceder à consulta pública de um projeto de norma regulamentar que as vai desenvolver, revogando a NR 10/2009 e instituindo um regime mais completo e com uma nova repartição das matérias, de novo em linha com a orientação regulatória já imprimida ao novo RJASR
 
Em busca da conduta de mercado perdida: ASF prepara nova regulamentação dos princípios gerais a observar pelas empresas de seguros
 

DPTO. DIREITO DIGITAL (TIC)

 

Parlamento Europeu pretende terminar com bloqueio geográfico e impulsionar "start-ups" europeias

 
A legislação da União Europeia no domínio do mercado único digital deve propiciar novas oportunidades para consumidores e empresas, permitindo que novos serviços de plataformas em linha, tais como os motores de busca, as redes sociais e as lojas de apps inovadores a preços competitivos, possam crescer e emergir.
 
Parlamento Europeu pretende terminar com bloqueio geográfico e impulsionar start-ups europeias height=
 

DPTO. DIREITO LABORAL

 

Exceções ao princípio da irredutibilidade da retribuição

 
A legislação laboral atualmente em vigor estabelece o princípio da irredutibilidade da retribuição, de acordo com o qual não é permitido ao empregador diminuir a retribuição dos trabalhadores. Não obstante, tal como sucede com tantas outras regras, este princípio comporta algumas exceções, legalmente previstas, que serão analisadas no presente artigo.
 
Exceções ao princípio da irredutibilidade da retribuição
 

DPTO. DIREITO FISCAL E TRIBUTÁRIO

 

Alertas e Noticias fiscais -Fevereiro 2016

 
O departamento fiscal da Belzuz Advogados destaca as seguintes novidades neste período. Em particular, alertamos para a aprovação da declaração periódica de rendimentos “Modelo 22”, respetivos anexos e instruções de preenchimento e bem assim, a prorrogação, a título excecional, dos prazos de entrega da declaração Modelo 3 de IRS de 2015, para (i) até ao final de abril de 2016, no caso de contribuintes que aufiram exclusivamente rendimentos do trabalho dependente e/ou de pensões (Categorias A e H), e (ii) até ao final de maio de 2016, no caso de contribuintes que aufiram outro tipo de rendimentos.
 
Alertas e Noticias fiscais -Fevereiro 2016
 

DPTO. DIREITO PROCESSUAL E ARBITRAGEM

 

Centro de Arbitragem da CCILE quer desempenhar papel relevante em Portugal

 
A arbitragem voluntária, como forma de resolução extrajudicial dos litígios, está a crescer em Portugal e o objetivo do Centro de Arbitragem da CCILE é contribuir para uma dinamização do mercado oferecendo às empresas mais uma alternativa na prestação de um serviço de justiça centrado nas necessidades das empresas.
 
Centro de Arbitragem da CCILE quer desempenhar papel relevante em Portugal
 

DPTO. DIREITO BANCÁRIO

 

Breve análise dos projetos de lei que establecem o regime de impenhorabilidade da casa de morada de família

 
Na maioria das execuções, sejam elas promovidas por um banco, enquanto credor hipotecário ou por outras entidades com legitimidade para tal, é penhorado o imóvel, que muitas vezes é o único bem do executado e da sua família.
 
Breve análise dos projetos de lei que establecem o regime de impenhorabilidade da casa de morada de família
 

DPTO. DIREITO COMERCIAL E SOCIETÁRIO

 

Resolução Extrajudicial de Litígios de Consumo

 
A Lei n.º 144/2015 regula os procedimentos de resolução de litígios nacionais e transfronteiriços promovidos por uma entidade de resolução alternativa de litígios (RAL), quando os mesmos sejam (i) iniciados por um consumidor contra um fornecedor de bens ou prestador de serviços e (ii) respeitem a obrigações contratuais resultantes de contratos de compra e venda ou de prestação de serviços, celebrados entre fornecedor de bens ou prestador de serviços estabelecidos e consumidores residentes em Portugal e na União Europeia.
 
Resolução Extrajudicial de Litígios de Consumo
 
 
LinkedIn
 
Facebook
 
Google +
 
www.belzuz.com
 
Newsletters Belzuz Advogados - Portugal                      Suscribirse a la Newsletter Belzuz Abogados - Portugal
 
MADRID
Nuñez de Balboa, 115 bis - 1º C
(28006) Madrid (España)
Tlf.: (91) 562 50 76
madrid@belzuz.com
LISBOA
Av. Duque d´Ávila, 141 – 1º Dtº
(1050-081) Lisboa (Portugal)
Tlf.: (+351) 21 324 05 30
lisboa@belzuz.com
PORTO
Rua de Camoes, 788 - 1º Dto.
(4000-142) Oporto (Portugal)
Tlf.: (+351) 91 780 37 72
oporto@belzuz.com


A presente publicação contém informação de carácter geral sem que constitua opinião profissional nem assessoria jurídica.. A Belzuz Abogados, S.L.P. reserva todos os direitos. Está proibida a exploração, reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação total ou parcial desta obra, sem autorização escrita da Belzuz Abogados, S.L.P.