PORTUGAL
Dezembro 2015
Janeiro 2016

José Garzón García

Estimados clientes e amigos,

 
 
Aproxima-se o culminar de mais um ano, e na Belzuz Advogados S.L.P. foram feitas muitas coisas. Entre elas, inaugurámos as novas instalações do nosso escritório de Lisboa, reforçámos a nossa equipa no Porto, estabelecemos uma colaboração em Luanda (Angola), e contamos também com mais de um ano a potenciar a nossa “prática ibero-americana” com representação nas principais jurisdições da área, com mais de um escritório em cada capital, dependendo da especialidade pretendida, dimensão e características do escritório.

Por outro lado, este foi o ano da Aliança “MAGNIUS” (“Aliança”), resultado de uma união de forças entre os seguintes escritórios:[LUPICINIO INTERNATIONAL FIRM] Madrid [TODANE-LO] Barcelona [BELZUZ ABOGADOS SLP] Madrid.

Esta Aliança deu-nos a possibilidade de multiplicar o nosso número de profissionais e de especialidades, e dotou-nos de uma nova capacidade para abordar novos e mais complexos projetos de forma unida. Com a Aliança a nossa presença é direta em Madrid, Barcelona, Vigo, Valladolid, Bilbao, Lisboa, Porto, Dubai, La Habana e Tehéran.

A Belzuz continuou a crescer em Madrid, Lisboa e Porto, especializando-se ainda mais nas transações entre ambos países, tendo sido um ano de intenso trabalho na área dos preços de transferência e dos residentes não habituais em Portugal, sendo definitivamente a nossa experiência comparada entre ambos os países o que nos dá uma clara vantagem como escritório Hispano-Português.

Em 2016 iremos continuar com os nossos Cursos de Formação, que tão boa divulgação nos tem trazido, pela qualidade dos seus oradores e pela relevância e importância de quem a eles assiste.

Arrancaremos em fevereiro com um seminário sobre “Direito Português Laboral e Fiscal e a sua Comparação com o Direito Espanhol”, que se realizará em Madrid, Barcelona e Vigo, contando para este último com a colaboração dos nossos colegados do escritório do Porto. Ao longo do ano seguir-se-ão outros seminários na área de “Seguros” e “Tecnologias da Informação”, assim como os nossos Cursos de Formação Internacionais sobre “Investimentos na América Latina”, onde em cada ano são tratados os diferentes aspetos legais e económicos de pelo menos duas jurisdições desta área geográfica.

Conforme se pode verificar o ano de 2015 foi de grande atividade para a Belzuz, e assim pretendemos que continue a ser em 2016.

Temos, entre os nossos objetivos, trabalhar intensamente com os nossos clientes, tentando em cada momento guiar-nos por critérios de respeito, discernimento e concordância, pois como temos observado à nossa volta no próximo ano serão necessárias grandes doses do melhor de cada um de nós.

Toda a equipa da Belzuz vos deseja um excelente 2016 e umas Festas Felizes na companhia das vossas famílias.
 
Um grande abraço,
Enrique Belzuz Fernández
Diretor Geral
José Garzón García

Entrega Prémios Excelência 2015 às Melhores Empresas do Norte de Portugal

 
Entrega Prémios Excelência 2015 às Melhores Empresas do Norte de PortugalNo passado dia 26 de novembro, a Casa de Espanha, organizou um almoço tendo em vista a atribuição dos Prémios Excelência 2015 às Melhores Empresas do Norte de Portugal.

Os prémios visaram homenagear as empresas, presentes no Norte do país, que lograram no ano de 2014, destacar-se ao nível do crescimento do volume de negócios, criação de emprego, produtividade, autonomia financeira e rentabilidade.

O evento contou com a presença de representantes de empresas portuguesas e espanholas presentes no Norte do país, permitindo assim um intercambio entre as mesmas.

O escritório Belzuz Abogados, copatrocinador do evento, esteve representado pelas advogadas Marisa Lemos Fernandes e Silvia Yvonne Machado e ainda pela sua sócia do Porto, Ana Paula Reis, a quem coube entregar prémios a alguns dos galardoados.
José Garzón García

DPTO. DIREITO FISCAL E TRIBUTÁRIO

 

Regime fiscal dos residentes não-habituais em portugal

 
Chegados ao fim do ano de 2015, e quase 6 anos após a introdução do regime fiscal aplicável a Residentes Não Habituais (RNH), cumpre fazer um balanço deste regime e, de acordo com a nossa experiência, aferir sobre o sucesso/insucesso na sua aplicação e analisar alguns aspetos práticos com que o Departamento de Direito Fiscal da BELZUZ ADVOGADOS se confronta frequentemente na assessoria fiscal que presta aos seus clientes nesta matéria.
 
Regime fiscal dos residentes não-habituais em portugal
José Garzón García

DPTO. DIREITO DIGITAL (TIC)

 

Deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados

 
A Comissão Nacional de Proteção de Dados (doravante, CNPD) emitiu uma deliberação no passado dia 10 de Novembro, relativamente à transferência de dados para fora da União Europeia. As transferências internacionais de dados realizam-se através de vários mecanismos, nomeadamente tendo em conta se o pais de destino dos dados assegura ou não um nivel de proteção adequado, nos termos do artigo 19.º e 20º da Lei de Proteção de Dados (doravante, LPD).
 
Deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados
José Garzón García

DPTO. DIREITO LABORAL

 

Despedimento com justa causa – comportamentos que o justificam e procedimento para a sua efetivação

 
O despedimento por facto imputável ao trabalhador, também designado por despedimento com justa causa, está previsto no artigo 351.º do Código do Trabalho e é uma das modalidades à disposição do empregador para fazer cessar o contrato de trabalho.

Este tipo de despedimento é considerado complexo e resulta de um incumprimento dos deveres laborais a que o trabalhador se encontra adstrito.

Dada a complexidade desta forma de despedimento, o Departamento de Direito do Trabalho da Belzuz Abogados debruça-se no seu artigo deste mês sobre os comportamentos que o poderão justificar, bem como o procedimento a observar pelo empregador para o efeito.
 
Despedimento com justa causa – comportamentos que o justificam e procedimento para a sua efetivação
Linkedin
Linkedin
Facebook
Facebook
Google +
Google +
www.belzuz.com
www.belzuz.com
Newsletters Belzuz Advogados - Portugal                      Suscribirse a la Newsletter Belzuz Abogados - Portugal

Belzuz Abogados S.L.P.

Nuñez de Balboa, 115 bis - 1º C
(28006)   Madrid   (España)
Tlf.: (91) 562 50 76

madrid@belzuz.com

Rua do Ouro, 40-48 - 2º andar
(1100-063)   Lisboa   (Portugal)
Tlf.: (+351) 21 324 05 30

lisboa@belzuz.com

Rua de Camões, 788 - 1º Dto.
(4000-142)  Oporto  (Portugal)
Tlf.: (+351) 91 780 37 72

oporto@belzuz.com

La presente publicación contiene información de carácter general sin que constituya opinion profesional ni asesoria jurídica. Belzuz Abogados, S.L.P., quedan reservados todos los derechos. Se prohibe la explotación, reproducción, distribución, comunicación pública y transformación total o parcial, de esta obra, sin autorización escrita de Belzuz Abogados, S.L.P.